Mas, enquanto o Seu Lobo não vem, admito que tô bem empolgado com a esperada continuação do RTS de maior renome da história, Starcraft II: Wings of Liberty. Estamos, neste exato momento, a 6 h do lançamento mundial do jogo e eu tô segurando a agonia pra não sair de casa à meia-noite pra pegar a minha cópia. :D
E qual não foi a minha surpresa em saber que o jogo, desde o lançamento, virá completamente localizado: do texto às vozes, ele foi totalmente traduzido para o português!
Zergs contra Terrans: o combate de antigamente com gráficos de agora.
Assim, vou admitir que, por mais fã de dublagem que eu seja, que eu recebi a notícia meio ressabiado. :P
Afinal, o histórico de traduções da Blizzard aqui no Brasil não é exatamente algo memorável...então, quando vi a opção pra pre-download no site oficial e vi que pra mim, a opção automática era a versão PT-BR do jogo, eu cheguei a pensar duas vezes. Mas aí pensei com calma e lembrei que a minha maior bronca com a versão anterior do jogo nem foi a (quase péssima) dublagem em si, mas sim o fato de todas as teclas de atalho terem sido (logicamente) mudadas. Então, se eu já vou começar o jogo habituado à versão nacional das teclas de atalho, a bronca não deve ser tão grande assim, né? E, em seguida, vi alguns trailers nacionais do jogo, acredito, dublados pela Fátima Noya (Gohan criança, em Dragon Ball Z; Anne, de Guerreiras Mágicas de Rayearth; Ranma versão feminina, de Ranma ½) e pelo Luiz Antônio Lobue (Gregory House, em House; Aioria de Leão em Cavaleiros do Zodíaco; Piccolo em Dragon Ball).
Os dubladores Fátima Noya e Luiz Antônio Lobue
Pô, se não me enganei, os dois são dubladores de renome, o que indica que pelo menos seriedade há no trabalho. O que a massa precisa saber é que normalmente, o que determina dublagem ruim é falta de investimento do contratante. Pelo que sabemos, falta de investimento e de preocupação com qualidade NÃO é marca da Blizzard. Então, ok, eu pretendo pagar pra ver. Amanhã, acredito, compro o meu e vamos que vamos!
Agora, se tem uma coisa que andou me tirando do sério pela internet, foi justamente gente já reclamando de que o jogo vem em português antes de ver o resultado. Dizendo que vai piratear, porque está indignado com isso e mimimi, mimimi. Pelo amor de Tassadar, acordem pra cuspir! Essa galera não consegue enxergar o grande avanço que isso significa para o mercado nacional de games?! Sim, a Blizzard ESTÁ de olho no Brasil, sim a Blizzard JÁ abriu filial aqui no país. Isso significa que nossa participação não é ínfima e que eles pretendem expandir as coisas para o povo por aqui - uma expansão que pode ir pro saco se virem que a pirataria realmente inviabiliza financeiramente a iniciativa deles. Com a Blizzard oficialmente no país, isso pode baratear o custo dos jogos, por serem produzidos internamente - já pensaram em pagar R$ 15/mês pra jogar WoW, ao invés de U$ 15? Além do quê, jogos em português permitem que eles sejam jogados por uma gama maior de gente. Ou essa galera olha tanto pro próprio umbigo que não se toca que é uma minoria esmagadora do Brasil que tem a oportunidade de falar inglês? E, sim, falo inclusive da galera que pode comprar um computador e acessar a internet.
Sabem qual é a maior ironia nisso tudo? É ver que essa galera do mimimi, que reclama taaaanto do português, é composta em sua maioria por um povo que nem escreve em português direito... :P


Antes de mais nada, gratz pelo blog, bucho!!! =D
ResponderExcluirConcordo contigo. A princípio, pensei que a dublagem iria ser ser PT-PT e ver Raynor falar "ora pois!", mas depois ví que era PT-BR, e realmente fiquei impressionado!
É um grande avanço pro mercado nacional e espero que seja o primeiro de muitos =]
Participei do beta de starcraf 2 e tou me coçando pra chegar a meia noite XD
Outra notícia boa nesse aspecto: a PSN, playstation network, também tá avaliando a possibilidade de lançar o serviço no Brasil.
Abraço!
Geno
Compra aí que daqui a 6 meses se puder jogar single player eu compro também.
ResponderExcluirEssa parada que vem escrita na caixa que só roda por 6 meses mesmo pra single player é tenso (pra não dizer EPIC FAIL).
Não é olhar para o próprio umbigo, veja o que a inclusão digital fez com o orkut, e logo menos, pode fazer ao facebook (embora ele pareça mais preparado para enfrentar isso).
o BRsong já sofre com inclusão digital, tanto que um amigo meu joga a 4 anos (começou no pirata) e tá na blizz, nao sabe nem que banana é banana em inglês. :P
Só querer jogar que consegue.
Outro exemplo é chiquinho, que treinava com a gente, lembra dele? pois é, jogou e não sabe PN de inglês.
E Geno, vai genar em SC2 como sempre.